Inicial Empresa SP Card Rede de Postos Lubrificantes Fale Conosco
 
Vá para o início do web site de 2003
USUÁRIO LUBRIFICANTES
Usuário:  Senha: 
 

 

 

 

20/12/2007
Comprei um carro com motor flex. E agora?

Os carros com motor “flex” possuem um sistema computadorizado que identifica os combustíveis presentes no tanque através de um sensor de oxigênio, adaptando o seu funcionamento. Isso permite que o veículo rode com álcool e gasolina misturados em qualquer proporção.

A grande dúvida dos proprietários ainda é: que combustível usar? Qual deles vale mais a pena? Se você procura desempenho e melhor performance do motor, o álcool é o mais indicado. Por ser um combustível mais volátil, ele “queima” mais fácil, gerando mais explosão ao motor. Em compensação, essa volatilidade faz com que o tanque renda menos, proporcionando uma menor autonomia em relação à gasolina.

Mas se o seu negócio é mesmo economizar, um cálculo simples pode ser feito para aferir qual dos dois combustíveis rende mais no tanque e no seu bolso. Como o carro abastecido com o derivado de cana-de-açúcar anda menos com um tanque, o seu preço deve ser pelo menos 70% menor que o da gasolina para que exista uma economia efetiva. A conta é fácil: divida o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for 0,7 ou menor, esse primeiro é mais vantajoso. Do contrário, fique mesmo com a gasolina.




voltar | Ir para página de dicas

 
Postos Sobral & Palácio :: Av 13 de Maio, 233
Bairro de Fátima - Fortaleza - CE
Fone:(85) 477.4800
Website oficial da Shell no Brasil