Inicial Empresa SP Card Rede de Postos Lubrificantes Fale Conosco
 
Vá para o início do web site de 2003
USUÁRIO LUBRIFICANTES
Usuário:  Senha: 
 

 

20/09/2007
Manutenção Preventiva:

  1. Luz de freio
  2. Óleo de câmbio
  3. Fluído dos freios
  4. Filtro de ar
  5. Fluído de direção hidráulica
  6. Água do parabrisas
  7. Água da bateria
  8. Fluído do radiador
  9. Pisca alerta e Faróis
  10. Calibragem dos pneus
  11. Extintor de incêndio
  12. Fusíveis
  13. Filtro de óleo

A causa de muitos acidentes automotivos e de desgastes prematuros nos componentes do veículo muitas vezes está relacionada com a falta de cuidados com a manutenção preventiva. É fácil manter seu carro sempre em ordem: pelo menos uma vez a cada seis meses (ou quando precisar levar o carro a uma oficina) aproveite para verificar alguns itens que são fundamentais para garantir a sua segurança e a vida útil do seu carro.

Palhetas
Palhetas ressecadas podem arranhar o pára-brisa. Além disso, dificultam a visibilidade, já que o ressecamento não permite uma limpeza uniforme do vidro.

Água do limpador de pára-brisa
Ter sempre água no limpador garante maior vida útil à borracha da palheta, pois diminui o atrito inicial entre a borracha e a sujeira acumulada no vidro.

Filtro de Ar
Evita o entupimento do sistema de combustão e permite melhor aproveitamento do motor. Quando trocado regularmente, evita o aumento do consumo do combustível.  

Faróis e sinalizadores
Se certificar que seu carro não está com nenhum lâmpada ou farol queimados garatem uma condução mais segura. Os faróis são fundamentais em viagens à noite e em locais de baixa visibilidade. Já os sinalizadores (piscas e freios) lhe garantem que os outros motoristas percebam suas ações no comando do volante.

Óleo de Câmbio
É tão importante quanto o óleo do motor. Evita o desgaste das engrenagens e proporciona conforto nos engates. Se o nível desse óleo estiver baixo, o câmbio pode ficar rígido, causando desconforto e até travamento do sistema.

Lubrificante do Motor
O coração do seu carro merece um tratamento especial. A verificação e a troca regular do óleo são fundamentais para proteger e prolongar a vida útil do motor. A escolha correta do lubrificante de acordo com as características do seu veículo, garantem vida longa ao seu automóvel.

Filtro de Óleo
O filtro retém as impurezas retiradas pelo lubrificante. Substituí-lo a cada troca de óleo garante aproveitamento máximo da manutenção.

Fluido de Freio
O Fluido de freios absorve umidade com facilidade, fazendo com que o sistema de frenagem fique instável em variações de temperatura. Verifique sempre se a tampa do reservatório está bem fechada e se há algum vazamento no sistema. Siga rigorosamente as informações do fabricante do veículo.

Filtro de Combustível
É o responsável pela manutenção da limpeza do combustível. Deve ser verificado constantemente, pois o motor pode ter seu desempenho prejudicado caso o filtro esteja sujo ou entupido.

Terminais de bateria
Mantendo limpos os terminas, a energia da bateria flui com mais facilidade, garantindo carga suficiente para as partidas e sistemas elétricos do carro.

Água de bateria
As baterias que usam água não são mais tão comuns no mercado. Mas se for o seus caso, mantenha o nível correto para que ela funcione bem e tenha maior durabilidade. Na próxima troca de bateria, não esqueça de pedir um modelo mais moderno.

Água do radiador
O principal papel da água é refrigerar o motor, evitando superaquecimento. Esse aquecimento pode causar sérios danos, entre eles fundir o motor, queimar juntas, queimar velas, furar pistões e até mesmo travar totalmente o motor. Para melhor performance, substitua a água pelo fluido para radiadores Shell. Você pode aproveitar a troca de óleo para fazer isso. Em caso de dúvidas, fale com um de nossos frentistas. Eles são treinados para orienta-lo da melhor forma possível.

Tubulação de escape e fundo do veículo
Certifique-se de que pedras, buracos e outros obstáculos tão comuns nas nossas ruas e estradas não afetaram itens importantes do seu carro, como o cano de escape e o cárter.  

Extintor de incêndio
Verifique sempre a validade e a condição do seu extintor de incêndio. Ele pode ser fundamental em caso de panes e acidentes.

Direção hidráulica e transmissão
Apesar de ser um sistema extremamente confiável, a verificação do fluido da direção hidráulica deve ser feito sempre. Nível baixo ou vazamento no sistema podem causar um repentino endurecimento da direção, multiplicando os riscos de acidentes.

Reservatório de gasolina
Nos veículos que usam combustíveis alternativos (GNV, por exemplo), e mesmo nos carros com motor flex, a partida a frio pode ficar difícil se não houver gasolina. Ela também garante uma opção de mais força para o motor caso seja necessário, como no caso de uma estrada com grandes aclives.  

Desgaste irregular de pneus
Verifique a pressão dos pneus, no máximo, a cada 15 dias ou sempre antes de uma viagem. Faça o alinhamento e balanceamento das rodas a cada seis meses, ou depois de um impacto ou desgaste excessivo, e sempre em uma oficina especializada e de sua confiança. Desgastes irregulares, trepidação e dificuldade para manter o carro em linha reta denunciam problemas e podem resultar em acidentes e diminuição acentuada da vida útil dos pneus.

Pressão dos pneus
Manter os pneus sempre na pressão ideal, além de contribuir para a sua segurança, ajuda na diminuição do desgaste dos componentes da suspensão e ainda economiza combustível


voltar | Ir para página de dicas
 
Postos Sobral & Palácio :: Av 13 de Maio, 233
Bairro de Fátima - Fortaleza - CE
Fone:(85) 477.4800
Website oficial da Shell no Brasil